Independência Energética
Com o crescimento da energia solar você já pensou em poder juntar os benefícios da geração de energia para economia na conta de luz e para mobilidade elétrica (uso de veículos elétricos)?
A independência energética é a união dessas duas tendências e que representa: ter a capacidade de gerar a própria energia elétrica e utilizá-la tanto para uso doméstico como para se locomover.
Fonte: Aldo Solar.
Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA) o Brasil já se encontra entre os 20 países com a maior capacidade “instalada” de energia solar do mundo, um dos grandes motivos é pelos ótimos níveis de irradiação solar do país e pelos benefícios financeiros e sustentáveis que a tecnologia oferece. E consequentemente também se confirma a tendência quando se trata do assunto “carros elétricos e híbridos”, pois segundo os dados da NeoCharge, em abril de 2022 já eram mais de 90 mil carros no Brasil.
O conceito da independência energética
Todo mundo sabe que os benefícios com o uso de energias renováveis ao meio ambiente são incalculáveis, podemos dar exemplo sobre o aquecimento global pelo qual o investimento em fontes solares vem sendo uma das principais medidas tomadas pelo governo do mundo para ajudar a combater o mesmo.
A comunidade cientifica durante algum tempo vem nos dando diversos alertas sobre os efeitos estufa, pelo qual ano após ano os impactos só aumentam: incêndios em florestas, extinção de animais e até o crescimento no número de tempestades e furacões. E perante a tudo isso o cenário tornou mais urgente a instalação de sistemas de energia solar, pelo qual não traz impacto apenas ambiental, mas também econômico.
– Sistema de Energia Solar
E devido ao grande crescimento da procura por sistemas solares, eis que surge o conceito de independência energética. Esse conceito nos diz que, com painéis fotovoltaicos pode-se evitar a dependência de energia elétrica distribuída pela rede tradicional pela qual somos acostumadas a ter o qual pelo menos para os sistemas isolados, o qual chamamos de off-grid, e também a atender a necessidade para abastecer os automóveis, que possibilita dispensar o uso dos combustíveis fósseis.
Carro Elétrico
Um dos principais ganhos com o carro elétrico é referente ao custo do abastecimento, isso tudo por conta do alto preço do petróleo no mundo que faz com que os veículos a combustão se tornem mais caros. É sempre bom lembrar que além dos carros elétricos não emitirem gases poluentes, eles também não produzem som, assim reduzindo também a poluição sonora, o que é uma maravilha no mundo atual onde vivemos.
Dentre essas e outras vantagens, isso tudo têm levado as maiores montadoras do mundo a encerrar novos projetos de carro a combustão, e focar mais seus esforços nos carros elétricos.
Fonte: UFPR