Como funciona o Painel Solar Fotovoltaico
Os painéis solares fotovoltaicos têm ganhado cada vez mais destaque como uma fonte de energia sustentável e renovável. Mas afinal, como funciona esse sistema que transforma a luz solar em eletricidade? Neste artigo, vamos explorar o funcionamento dos painéis solares e explicar de forma simples e clara como essa tecnologia inovadora pode ser utilizada para gerar energia limpa e econômica. Vamos descobrir juntos o potencial dos painéis solares no contexto atual de busca por alternativas energéticas mais sustentáveis.
Nós sabemos que a irradiação solar atinge o painel solar fotovoltaico e de alguma maneira ele gera energia elétrica. Mas qual é a explicação para que isso ocorra?
O painel solar é o equipamento necessário para se gerar energia elétrica pelo qual é composto por células fotovoltaicas que são produzidas a partir de materiais semicondutores (geralmente uma mistura de silício, fósforo e boro), que captam a luz do sol e geram energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.
Mas como funciona a placa solar? Da seguinte forma: quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, fazem com que alguns dos elétrons que contornam os átomos se desprendam e migrem para a parte da célula do silício que está com falta de elétrons, criando assim uma corrente elétrica, e produzindo energia elétrica, isso é o que chamamos de efeito fotovoltaico.
Célula Fotovoltaico de Silício
A célula fotovoltaica de silício (Si) é a parte mais importante de um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica). O silício é o composto de átomos minúsculos que são carregadas com elétrons.
A construção mais comum de painéis fotovoltaicos utiliza dois tipos diferentes de silício, que tem como função criar cargas positivas e negativas.
Para a carga negativa, o silício é combinado com boro, já para criar a carga positiva, o silício é combinado com o fósforo.
A construção do Painel Solar Fotovoltaico
Fonte: Blue Sol e Portal Solar
Cada célula fotovoltaica é colocada com todo cuidado, plana, em série, uma após a outra. As células individuais são conectadas usando uma faixa condutora extremamente fina, essa tira é tecida de cima para baixo de cada célula, de modo que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, assim desenvolvendo um circuito.
Essa série de células fotovoltaicas são cobertas com uma lâmina de vidro temperado, tratado com uma substância antiaderente e antirreflexiva e emoldurada usando um quadro de alumínio.
Já na parte de trás do painel, há dois cabos procedentes de uma pequena caixa (denominada caixa de junção). Esses cabos são usados para ligar os painéis solares em conjunto, iniciando uma série (essa serie de painéis conectados é chamada de string). Esse conjunto é então conectado através de cabos de corrente contínua até o inversor solar.
Receba um orçamento grátis do seu painel solar fotovoltaico em Curitiba
E ai quer produzir a sua própria energia elétrica com a luz do Sol? Faça uma simulação do seu sistema fotovoltaico conosco, estamos a sua disposição.