Você sabe como se constrói uma usina solar de grande porte em solo?
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) nosso país apresentou no final do ano de 2023 uma capacidade instalada de mais de 37,2 GW proveniente de fonte solar fotovoltaica, nesse total inclui tanto usinas de grande porte quanto as de sistemas de geração de pequeno porte.
Seguindo a mesma fonte, no ano de 2023 foram adicionados mais de 11,92 GW em usinas fotovoltaicas e esse número só tende a crescer mais ainda nos próximos anos.
Mas afinal, como se constrói uma usina fotovoltaica de solo?
Contamos com várias etapas nesse procedimento e aqui vamos explicar cada uma delas detalhadamente:
- Estudo de viabilidade: Nessa etapa que constitui ser a primeira é feito uma avaliação técnica e econômica por meio de estudos de viabilidade considerando o potencial de geração, os custos de investimento (CAPEX), os custos operacionais (OPEX) e o retorno sobre o investimento. A escolha sobre o local deve ser cuidadosa, sempre priorizando terrenos planos em áreas com alta incidência solar, tendo em vista que este é o principal fator de eficiência do sistema.
- Medições da área: Aqui nessa etapa são realizadas medições que tem como objetivo distribuir as fileiras de módulos fotovoltaicos. Fator determinante para escolher a quantidade e modelo de inversores.
- Topografia: Utilizada para mapear e representar a superfície da terra, fornecendo informações precisas sobre elevações e relevos. Importante para avaliar as características do solo para garantir boa fundação.
- Medição da resistência do solo:Para dimensionar o aterramento de forma segura.
- Projeto junto à distribuidora: Para que seja possível conectar o sistema fotovoltaico à rede de distribuição de energia elétrica, submete-se o projeto junto à distribuidora local.
- Estudo de rede: etapa opcional, porém muito importante, com um prazo de resposta de 30 dias, é fundamental para que seja feita a avaliação da rede local pela distribuidora, para saber se ela suporta a injeção da energia gerada pela usina.
- Orçamento de Conexão: para se obter a aprovação de ligação do sistema fotovoltaico, tem um prazo de resposta médio de 30 dias.
Caso seja necessário realizar obras na rede de distribuição para poder energia gerada, a distribuidora de energia irá indicar os custos e até mesmo os prazos dessa adequação.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando por aqui e também no nosso Instagram. Agradecemos a sua leitura.