Saiba as diferenças dos tipos de painéis solares

 em Sem categoria

Como funciona um painel fotovoltaico?

Uma placa fotovoltaica capta energia solar, convertendo a luz do sol em energia elétrica, sendo composta por células solares fotovoltaicas. Além disso, ela é responsável por absorver irradiação solar, coletando fótons da luz e transformando a energia através do efeito fotoelétrico.

A placa solar recebe a luz do sol e gera uma energia de corrente contínua, sendo essa corrente transportada até o inversor, responsável por convertê-la para corrente alternada, a qual é utilizada nos sistemas em geral.

Então, qual a diferença da quantidade de células na placa solar?

Você deve já ter escutado de alguma empresa ou pessoa que o painel mais eficiente é o que possui o maior número células fotovoltaicas. A quantidade de células significa uma maior potência que o painel consegue gerar, então painéis de 60, 72 ou 144 células produzem também energia, potência,  na mesma relação de quanto mais células possuir, maior a energia, além de a dimensão de cada placa ser maior de acordo com a quantidade de células.

Os principais tipos de Painéis

O Silício é o elemento mais eficiente em relação a eletricidade, e isso por causa da sua pureza. As placas utilizam este material na maioria da sua composição. As principais formas de fabricar placas são dos monocristalinos e os policristalinos, que veremos melhor a seguir:

  • Painéis policristalinos: Esse tipo de painel constitui-se de vários cristais, aspecto que reduz sua eficiência em comparação com os painéis monocristalinos.  São considerados fáceis de produzir, por isso, também, são os mais baratos. A fabricação deste tipo de painel consiste em fundir os cristais de silício em um único bloco, que depois é cortado em blocos menores. No fim, eles são fatiados em células.

Com essas etapas de fabricação dos cristais, faz com que pouco material seja desperdiçado ao todo. O valor do produto final acaba ficando mais acessível, porém a eficiência também fica um pouco menor, em torno de 15%, bem como a resistência, já que este material pode ser afetado em regiões com altas temperaturas.

Este painel possui boa vida útil, estima-se em torno de 30 anos, mas a maioria dos painéis policristalinos vem com 25 anos de garantia.

  • Painéis monocristalinos: São os módulos produzidos com células monocristalinas de silício, com elevada pureza. As técnicas usadas para a fabricação desse tipo de painel são mais caras e complexas, entretanto, é o painel que apresenta maior eficiência entre todas as tecnologias disponíveis no mercado. Seu nível de eficiência fica em torno dos 20%.

O que faz com que este painel seja mais eficiente que o policristalino é o seu processo de fabricação. Ele é feito a partir de um cristal de silício ultrapuro que depois é fatiado criando lâminas de silícios individuais. Depois acontece um tratamento e são transformadas em células fotovoltaicas.

Apesar deste processo tornar o painel mais eficiente, também faz com que um número considerável de silício seja desperdiçado na sua fabricação.

Sua vida útil também é alta, sendo maior que 30 anos.

Agora que você já sabe como funcionam os painéis e as diferenças entre os materiais utilizados na fabricação deles, vamos entender sobre o que a potência individual dos painéis significa e quais suas aplicações.

Potência dos painéis fotovoltaicos

Com o avanço da tecnologia, a potência de cada painel está ficando cada vez maior, tendo um aumento expressivo nestes últimos anos. As potências mais comuns encontradas no mercado são de 450W, 460W, 505W e 550W, existindo algumas mais modernas de até 660W.

O peso e tamanho das placas também tem proporção em relação a potência, portanto quanto maior a potência do painel, mais pesado e maior é o seu tamanho. As células mais encontradas e vendidas são as de 72 ou 144.

Certo, mas o que isso tudo representa, então quanto mais potência melhor o painel solar?

  • Não necessariamente. O painel em si rende mais em comparação a um outro de menor potência, porém para aplicação nas residências ou edifícios, o projeto consiste em otimizar a potência total do sistema, considerando o somatório mais indicado ao consumo e ao espaço de cada caso.

Saiba mais entrando em contato, e faça seu orçamento com a gente!!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário