Painéis solares no Inverno funcionam?

 em Sem categoria


Chegando o inverno, com este frio que passamos todo o ano, surge a dúvida nas pessoas que estão buscando instalar energia solar ou em simples curiosos: “Os painéis solares funcionam no inverno?”.

COM CERTEZA!

Os painéis solares funcionam com a LUZ e não com o calor. A temperatura não é um fator determinante na geração de energia nas placas fotovoltaicas, o que influencia bastante é a irradiação solar, que através do efeito fotoelétrico com os fótons da luz, estimulam a produção de energia.

Na realidade, os painéis solares funcionam ainda melhor em temperaturas menores, com maior eficiência, isso porque são feitos do material semicondutor silício, e todo semicondutor perde a eficiência com o calor, assim como a maioria dos equipamentos eletrônicos.

Não confunda energia solar fotovoltaica com térmica:

  • A energia fotovoltaica, que utilizamos, trata-se de um gerador de energia elétrica através da luminosidade.
  • Já a energia solar térmica, é um sistema de aquecimento de água através do calor do sol sobre os coletores solares, onde circula a água de chuveiros, piscinas ou processos industriais.

Os painéis da esquerda são os solares térmicos, e os da direita são os fotovoltaicos.

A perda de geração elétrica pelo sistema no inverno pode acontecer principalmente pela duração dos dias, que são menores, e da angulação do sol em relação à Terra, diminuindo a incidência da luz solar na superfície da Terra e assim podendo diminuir um pouco a potência nesta estação do ano.

Em relação a neve, que atinge algumas partes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mesmo que em pouca intensidade não representa problemas por perda.

Isso porque os painéis são fabricados com uma película antiaderente e são fixados em uma angulação que não permitem o acúmulo do gelo ou granizo em cima dos módulos, impossibilitando que a neve bloqueie a luz do sol.

Sabendo agora que no inverno as placas solares funcionam normalmente, e muitas vezes bem por aumentar a eficiência com uma menor temperatura, você pode estar se perguntando:

Vale a pena investir em placas solares em pleno inverno?

 E a resposta é novamente CLARO!

 Nesta época de baixas temperaturas, as pessoas consomem mais energia para se aquecerem, pois utilizam mais equipamentos e por mais tempo, como por exemplo os chuveiros elétricos, torneiras elétricas e até mesmo aquecedores. A consequência de nos aquecer com estes equipamentos é a conta de luz estar mais pesada no final do mês.

São nesses casos que um sistema fotovoltaico possibilita ter uma grande economia na conta de luz, podendo reduzir os gastos em até 95% no consumo e ainda de forma sustentável e duradoura.

Gostou? Saiba mais entrando em contato, e faça seu orçamento com a gente!!

 

 

Fonte das imagens: https://www.sicredipioneira.com.br/energiasolar/blog-post/dicas/e-possivel-gerar-energia-solar-no-inverno

 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário