Impacto em projetos fotovoltaicos devido às mudanças climáticas

 em Energia Solar

As condições meteorológicas exercem uma grande influência sobre o setor de energia, abrangendo desde os processos de planejamento de geração até a operação e manutenção de usinas hidrelétricas, parques eólicos e solares.

Mas porque isso ocorre? Os ativos que compõem o setor elétrico estão suscetíveis às interferências do clima, como o vento, a água e o sol, pois são esses os elementos principais utilizados na geração de energia elétrica. Ao longo dos anos, o clima pode se alterar, e essas mudanças podem ser resultantes de causas naturais, como alterações na radiação solar e movimentos orbitais, ou podem ser consequência das atividades humanas.

As mudanças por causas naturais ocorrem em uma escala na ordem de séculos quando comparado com alterações antropogênicas, podendo ser intensificadas por atividades humanas. Dentre essas mudanças acabam surgindo os termos de aquecimento global e efeito estufa.

O aquecimento global está relacionado à alta temperatura média global do ar próximo à superfície e esse fator está relacionado com o crescimento das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

Impacto em projetos fotovoltaicos devido às mudanças climáticas

FONTE: BLOG ECORI

Como as mudanças climáticas influenciam no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos?

As mudanças climáticas têm um impacto significativo no setor de geração solar. Essas mudanças influenciam em diversos aspectos do desempenho e da viabilidade da energia solar, moldando o cenário para a transição energética.

O aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades com inundações, podem causar erosão com danos físicos às infraestruturas dos parques solares fixos em solo, resultando em interrupções na geração de energia e custos adicionais de manutenção. Variações na incidência de irradiação solar direta podem impactar na quantidade de energia que as instalações solares podem capturar. A irradiação solar em Curitiba no ano de 2023 foi muito inferior à do ano anterior, segundo dados obtidos das nossas usinas.

Porém, as mudanças climáticas também podem trazer várias oportunidades para o setor de energia solar, como o aumento da temperatura em determinadas regiões, que resulta em um aumento de demanda por sistemas de refrigerações, o que aumenta o consumo de energia elétrica.

Empresa de energia solar em Curitiba

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas redes sociais e fique por dentro de todas as notícias sobre energia solar.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Posso instalar energia solar no meu apartamento?O Futuro da Energia Solar: Tendências e Inovações Esperadas!