Fazendas de energia solar
A fazenda solar é uma usina fotovoltaica que se enquadra nas normas da ANEEL como micro ou mini geração de energia na seção de geração distribuída, designada a venda ou aluguel de lotes de painéis solares para pessoas e empresas, que pretendem gerar sua própria energia para reduzir a conta de luz.
Se você tem interesse em investir em energia solar para economizar nos gastos com energia elétrica, continue a leitura para saber mais sobre a opção de fazenda de energia solar.
Autoconsumo Local e Autoconsumo Remoto
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em sua resolução normativa 687/2015 o autoconsumo remoto é caracterizado por unidades consumidoras de titularidade de uma mesma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica que possua usina de micro geração ou mini geração distribuída em local diferente do local de consumo, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada.
Esse tipo de energia possibilita que os painéis fotovoltaicos sejam colocados em um imóvel do mesmo proprietário para que a energia seja consumida em outro lugar. Os locais que têm geração de energia solar podem produzir eletricidade suficiente para abastecer todo ou apenas uma parte do consumo de luz. Por exemplo, você pode instalar um sistema solar fotovoltaico em uma fazenda e compensar o excedente de energia gerado nas contas de energia de uma residência, escritório ou empresa na região urbana.
Contudo para que isso seja feito, todas as unidades consumidoras devem ser atendidas pela mesma concessionária de energia, além disso, as contas de energia dessas unidades devem estar cadastradas no mesmo CPF ou CNPJ.
O que é uma fazenda solar?
Geralmente são instaladas no campo ou área rural, contendo muitos módulos fotovoltaicos para gerar a energia que será comercializada para clientes em outros locais e distribuída por intermédio das linhas de transmissão e distribuição.
Esses projetos apresentam grande possibilidade no Brasil, país com altos índices anuais de radiação solar, principalmente na região Nordeste e Sudeste.
Como funciona uma fazenda solar?
Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Após isso, o equipamento chamado inversor solar adequa a corrente elétrica ao padrão utilizado pela rede de distribuição para permitir o seu consumo.
A energia gerada na fazenda solar é integralmente inserida na rede e convertida em créditos, os quais são divididos entre os participantes, que são PF (pessoa física) ou PJ (pessoa jurídica) que se reúnem em cooperativa ou consórcio e recebem as cotas da energia dessa usina, segundo a proporção de cada um, e utilizam para abater o consumo de suas unidades. Essa energia pode ser vendida ou alugada pelo proprietário da usina aos beneficiários.
Os consumidores que contratam lotes da fazenda solar não utilizam sua energia, mas sim os créditos gerados por ela.
Por isso, esses projetos se enquadram como geração compartilhada, que permite a junção de pessoas físicas ou jurídicas para o compartilhamento da energia/créditos de um mesmo empreendimento.