Usina Solar: todas as informações sobre a tecnologia no Brasil

 em blog

Usina solar é uma grande central geradora elétrica que utiliza uma ou mais placas fotovoltaicas de forma direta ou indireta, transformar a luz do sol em eletricidade e enviá-las aos centros urbanos por meio de linhas de transmissão.

Placas de Energia SolarNos últimos anos, grandes projetos de energia solar vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo por apresentar diversos benefícios.

Como no Brasil, que ainda tem a maior parte da sua produção de energia provenientes de hidrelétricas e por conta das secas severas, precisa urgentemente diversificar suas fontes de geração.

Neste artigo, você conhecera um pouco sobre as usinas solares, confira:

Tipos de usinas solares

Existem dois tipos principais de usinas solares, que diferem na tecnologia aplicada e no processo de como transformam a luz em energia elétrica.

Usinas heliotérmicas ou termossolares: Uma usina heliotérmica ou termossolar faz uso de um processo indireto para gerar energia que utiliza o calor do sol para transformar água em vapor e mover turbinas elétricas.

Milhares de espelhos, chamados de coletores ou heliostatos captam os raios solares e os direcionam a um mesmo ponto onde se encontra um recipiente com algum tipo de liquido. Com o calor dos raios concentrados, o liquido se transforma em vapor, que alimenta as turbinas e geradores responsáveis pela produção da energia elétrica.

Tipos de Usinas Solares

Fonte: Cenários Solar

Usinas solares fotovoltaicas: Usinas fotovoltaicas são as mais populares em todo mundo e utilizam um processo direto para converter a radiação solar em eletricidade.

A geração é feita por meio dos módulos fotovoltaicos (placas solares), que podem ser instalados em terra e em telhados ou sobre a superfície de corpos d’ água, a chamada usina solar flutuante.

Nos últimos anos, os painéis fotovoltaicos também vêm sendo utilizados por milhares de pessoas e empresas que desejam gerar a própria energia para fugir dos preços e aumentos das distribuidoras nos chamamos micros e minigeradores fotovoltaicos para geração distribuída.

Como funciona uma usina solar fotovoltaica?

Os painéis solares produzem eletricidade, que passa por um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada para, então, ser transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para uso em sua casa ou empreendimento.

Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter essa energia em corrente alternada (padrão elétrico para qualquer casa ou empresa conectado a rede no Brasil). Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380 Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão, é preciso uma tensão bem mais alta que isso, portanto, utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800 Volts, 69.000 Volts, 138.000 Volts e até acima de 230.000 Volts.

Usina Solar Fotovoltaica de Grande Porte

A usina fotovoltaica (também chamada de central fotovoltaica) é um sistema de energia solar de grande porte construído para a produção e venda de energia elétrica no âmbito do Mercado Livre de Energia ou em leilões.

No Brasil, a energia de centrais fotovoltaicas e outras usinas elétricas são injetadas e distribuídas pelas regiões do país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). Grande parte das usinas de energia solar no mundo são construídas sobre o solo, mas os projetos flutuantes sobre lagos e reservatórios vêm ganhando espaço.

Em geral, as estruturas de fixação dos painéis solares são fixas, mas existem também os chamados trackers(seguidores), sistemas que vão alternando a posição dos painéis de acordo com o deslocamento do sol para que eles estejam sempre em posição otimizada para a captação da luz.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Futuro da energia solar no brasilFazendas de energia solar