Você sabe como o setor público aproveita a energia solar no Brasil?

 em Energia Solar

Sempre buscamos apresentar o crescimento e as vantagens da energia solar tanto no Brasil quanto no mundo. Hoje vamos falar sobre a utilização de energia solar fotovoltaica pelo setor público.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o poder público detém apenas 0,2% dos sistemas de geração distribuída instalados no Brasil. Devemos comentar que a potência instalada é de 1%, segundo os dados de 2023.

Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) o cenário poderia ser melhor, falta investimento por parte do setor neste tipo de benefício.

Vamos destacar iniciativas que já apresentam alguns resultados positivos.

  • São Paulo: possui muita utilização de energia solar fotovoltaica nas rodovias, de responsabilidade do governo e administradas pelo setor privado por meio de concessões. O estado possui mais de 1300 pontos de energia solar distribuídos por 11 mil km de rodovias, capazes de abastecer as praças de pedágio e cabines de telefones de emergência.
  • Tocantins: O governo do Tocantins lançou um edital para a contratação de usinas fotovoltaicas, destinadas a diminuir o custo de energia elétrica em todas as edificações da administração pública estadual. A estimativa do poder público é de economizar R$ 600 milhões em 25 anos. Por meio da iniciativa, a redução na emissão de carbono será de mais de 2 mil toneladas ao ano.
  • Rio de Janeiro: No Rio de Janeiro a prefeitura espera construir uma usina para o bairro de Santa Cruz, para abastecer escolas e UPAs (45 escolas e 15 UPAs), gerando economia anual de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres do município.

Após ler esse texto você percebeu que investir em energia solar pode ser uma grande vantagem para o setor público, assim como é para o seu bolso.

 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para a sua casa ou empresa!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Governo isenta tributos das placas solares até 2026Quais estados brasileiros produzem mais energia solar?