Conheça os três estádios de futebol que utilizam energia solar no Brasil
Hoje em dia podemos falar que usar a luz do sol para gerar energia elétrica e economizar no consumo não é uma exclusividade de casas ou empresas no Brasil.
Sendo uma das paixões do Brasil, alguns estádios de futebol já estão utilizando fontes de energias renováveis para reduzir seus custos e ainda gerar uma necessária sustentabilidade aos projetos. Sabemos que os estádios têm um grande espaço disponível para fazer as instalações das placas solares, e por isso apresentam características favoráveis a esse projeto.
O consumo elétrico que eles precisam atender costuma ser muito maior do que o consumo residencial ou comercial, portanto estamos falando de usinas de grande porte com potência instalada da ordem de 1 a 3 MW.
Fonte: Elysia Energia Solar
Abaixo três estádios brasileiros que usam energia solar e algumas informações sobre os seus sistemas:
- Mineirão: Sendo uma das instalações mais emblemáticas de Minas Gerais é a do estádio Governador Magalhães Pinto, melhor conhecido como o Mineirão. Ele foi o primeiro estádio do mundo que sediou uma partida operando com uma usina solar. A usina instalada no topo do estádio possui cerca de 6 mil painéis.
- Arena Pernambuco: Foi a primeira usina solar a ser instalada no estado, conta com mais de 3600 painéis solares que são capazes de gerar 1500 megawatts-hora de energia por ano.
- Pituaçu: O estádio Governador Roberto Santos, localizado em Salvador foi o primeiro da América latina a ter um sistema solar, foi instalado em 2012 e conta com quase 2300 painéis fotovoltaicos.