Você sabe como funciona a geração de energia solar a noite?
O que muita gente sabe sobre energia fotovoltaica é que ela necessita da irradiação solar para funcionar. Mas em períodos noturnos, em dias nublados ou de muita chuva, como funciona a geração de energia solar de uso residencial, comercial e industrial?
No período noturno não há incidência de irradiação solar, então não há geração de energia elétrica. Toda a energia excedente gerada durante o dia é enviada para a concessionária e convertida em créditos para ser consumidos posteriormente.
Mais isso funciona para o modelo on-grid, que é conectado à rede de distribuição de energia pública, nesse modelo não existe baterias para acumular o excedente. Durante a noite ou em períodos onde o consumo é maior do que a geração, utiliza-se a energia da distribuidora, e no final do mês, no momento de leitura do relógio medidor, o valor do credito é abatido na conta.
Durante a noite a energia elétrica é mais cara?
A resposta é DEPENDE.
Para clientes residenciais e pequenos comércios a energia elétrica costuma ter o mesmo preço independente da hora do dia. Portanto os créditos de energia não mudam de valor se forem gastos em períodos diurnos ou noturnos.
Para clientes industriais existem tarifas diferentes de dia e de noite. O período noturno é conhecido como horário de pico, que ocorre durante as 18h00min até as 21h00min horas. Nesse período as tarifas são mais caras, pois coincide com o período em que sobrecarga no sistema elétrico é maior.
Para esse tipo de cliente, os créditos de energia solar costumam valer menos no período noturno.