Tudo que você precisa saber sobre elétrica residencial antes de instalar
A energia elétrica é o serviço de utilidade pública que atende a maior proporção da população brasileira. O estudo do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) mostrou que até 2050 o consumo da energia elétrica per capita pode aumentar em três vezes em relação ao consumo atual, principalmente devido ao aumento do uso de veículos elétricos.
Para que tudo isso aconteça, os eletricistas precisam ter um conhecimento profundo sobre a elétrica residencial para oferecer o equilíbrio entre o custo, benefício e segurança.
O que é projeto elétrico residencial afinal?
Esse projeto é uma representação gráfica e escrita com identificação dos pontos de iluminação, tomadas, circuitos elétricos, dispositivos de proteção, entre outros. Dentre isso temos que levar em conta os equipamentos e aparelhos a serem usados no dia a dia, que variam de acordo com a necessidade de cada cliente.
Para a elaboração de um projeto elétrico residencial, é necessário conhecimento de normas técnicas como a NBR 5410, por exemplo. Esta norma dita as regras das instalações elétricas de baixa tensão, com o intuito de garantir a segurança dos empreendimentos, de pessoas e animais.
A NBR 5410 aplica-se:
- Às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos);
- À toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização;
- Aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1.000v em corrente alternada, com frequências inferiores a 400Hz, ou a 1.500v em corrente contínua;
Quais são os principais materiais utilizados em um projeto elétrico?
Para ter um bom projeto de elétrica residencial exige primeiramente produtos de qualidade, é bom lembrar que esse tipo de trabalho impacta diretamente na segurança das pessoas, então não é indicado escolher o material pensando apenas no custo. Dê preferência para marcas que possuam certificados ou tenham passado por testes que atendam todos os requisitos neles empregados.
- Interruptor Diferencial Residual (DR): Possui uma função muito específica e de extrema importância que é proteger as pessoas contra choques elétricos. Caso aconteça uma diferença de corrente na instalação, caracterizando uma fuga de corrente, o DR pode se desarmar automaticamente. Esse dispositivo, pela norma, precisa ter uma atuação em 30mA (alta sensibilidade).
- Dispositivos DPS: São produtos exclusivos para a proteção de equipamentos contra descargas atmosféricas e picos de tensão ocasionados por manobras da concessionária. No caso desse dispositivo, é importante observar a região instalada e os demais cálculos realizado para a sua especificação, bom enfatizar que seu status também precisa ser observado com frequência, pois com o mau uso dimensionado pode acarretar danos no painel.
- Mini disjuntores IEC: Eles atendem a NBR NM 60898, que aborda os requisitos necessários para assegurar o bom funcionamento de disjuntores para a proteção de sobre corrente para instalações domésticas e similares. Eles também possuem mecanismos internos que permitem o desarme em caso de curto-circuito ou sobrecarga, sendo necessária a sua presença para complementar a ligação dos dispositivos DRs e DPS.
Empresa de projeto elétrico residencial
Saber como fazer a elétrica residencial é conhecimento obrigatório entre os profissionais do ramo. Afinal, todas as casas precisam de um bom projeto para assegurar os moradores e garantir seu bem-estar.
Quer saber mais? Entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.