Energia Solar para o comércio: uma das melhores formas de redução de gastos
É fundamental dizer que as empresas devem buscar alternativas que reduzam os seus custos para ter uma receita previsível e fluxo de caixa saudável. Uma das alternativas que mais chama a atenção é a energia solar fotovoltaica.
Uma das despesas recorrentes que podem impactar nos negócios é a energia elétrica, todos dependemos dela. Por ser uma conta recorrente, que a vida toda vai continuar existindo, por que não reduzir seus custos e até diminuir a dependência do fornecimento tradicional da energia? A Northsun Engenharia pode te ajudar. Continue a leitura para entender mais um pouco sobre esse assunto.
Quem pode investir em energia solar?
Residências, comércios e indústrias de todos os portes e segmentos podem investir em energia solar. Existem diversos tipos de projetos, desde os mais simples até os mais complexos e de maior porte.
A energia solar garante uma expressiva redução da conta de energia e ainda ajuda o meio ambiente, tornando a empresa adepta ao marketing verde.
Geração Distribuída
Pela Resolução Normativa 687 publicada pela ANEEL em 2015, ficou definida as regras da Geração Distribuída de Energia Solar, resolução que tornou possível a geração de energia compartilhada com a rede de distribuição da concessionária.
Existem três opções dentre todas que são recomendadas para o comércio, são elas:
- Autoconsumo Local: A energia elétrica é gerada dentro do terreno do seu comércio, seja com os painéis posicionados sobre o telhado/cobertura ou sobre o solo. A energia excedente é injetada na rede de distribuição e revertida em créditos, que são abatidos do consumo total no final do mês.
- Autoconsumo Remoto: Similar ao autoconsumo local, porém permite que após o abatimento total da fatura da unidade onde o sistema está instalado, se ainda houver créditos de energia, esses possam ser enviados para outra unidade, desde que seja da mesma titularidade e atendimento pela mesma concessionária.
- Geração compartilhada: Isso acontece quando várias empresas se juntam na forma de cooperativa para investir na instalação das placas solares, assim todos dividem as despesas, porém compartilham da energia gerada.
Essa modalidade permite um enquadramento interessante que é a energia solar por assinatura, onde o investimento na usina é feito por uma empresa cooperativa e os cooperados não precisam investir, recebem os créditos de energia e remuneram a cooperativa com um aluguel.
Portanto, devemos ressaltar que na assinatura de energia solar não ocorrerá a instalação de placas solares no seu comércio, ou seja, não há investimento, opção para quem não tem espaço físico para a instalação dos equipamentos.