Você sabia que existem cidades movidas à energia solar? (exemplos de sustentabilidade e economia)
Se a energia solar fotovoltaica é capaz de gerar economia e qualidade de vida para famílias e negócios, imagine quão benéfica ela é para uma cidade inteira. Os centros urbanos representam 75% do consumo global de energia e 80% das emissões de gases de efeito estufa, diante disso, o esforço para criar cidades sustentáveis deve ser levado em consideração.
Maior edifício comercial do mundo,Dezhou, China.
Também chamadas de cidades do futuro, ou smartcities, elas integram os compromissos prioritários da Comissão Europeia, quem tem como objetivo a transformação dos ambientes urbanos em áreas verdes e sustentáveis. Esse projeto ganhou por nome Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras para 2030. Além do compromisso europeu, outros países no mundo já fundaram suas próprias cidades sustentáveis, com principal foco na geração de energia solar.
Dezhou, China: pioneira do mundo
Localizada na província de Shandong, Dezhoufoi a primeira cidade movida à energia solar do mundo. Com 5 milhões de habitantes, a cidade sempre foi considerada um importante centro de transportes, sendo uma das estações da exclusiva linha de alta velocidade de Pequim-Xangai.
Babcock Ranch, EUA: cidade construída para ser solar
A primeira cidade movida a energia solar dos EUA fica na Florida e deverá abrigar cerca de 50 mil habitantes. Anteriormente era uma grande área rural, mas vêm sendo modernizada. Para cumprir o objetivo de ser autossustentável, com zero emissão de gases de efeito estufa, a cidade já conta com 300 mil módulos fotovoltaicos. Em setembro de 2022, a cidade passou por um furacão e não teve quedas de energia, apenas pequenos danos.
Fonte: Business Insider
Como estão as cidades brasileiras?
No Brasil, ainda não há projetos tão ambiciosos como os das cidades citadas. Entretanto, não estamos parados na transição energética, e basta olhar para os resultados anuais para ter essa comprovação.
Durante o ano de 2022, segundo a ANEEL, o Brasil acrescentou mais de 9 GW de potência, isso tornou o ano histórico para o setor, pois representou um crescimento de mais de 80% em comparação ao ano de 2021. Um município de destaque no mercado de geração distribuída foi Florianópolis, cidade que mais adicionou energia solar no Brasil em 2022.
Empresa de energia solar em Curitiba
Entre em contato conosco para obter informações sobre como iniciar essa transformação!